31.1.13

É bom saber - Mstr


Olá meninas, hoje venho aqui pra falar de um papo sério; Os primeiros momentos da menstruação. Sei que muitas já passaram dessa fase, mas ainda existe inúmeras dúvidas em relação a isso. Dúvidas não só das mais novas, mas adolescentes, como eu que tenho 16, ainda tenho muitas dúvidas. Então, vamos tentar resolvê-las, .
Não lembro exatamente onde encontrei esse mini livro, mas ele tirou muitas dúvidas minha. Faz tempo que menstruei pela primeira vez e nunca tive a quem fazer certas perguntinhas. Esse livro é da Intimus, não baixei ele do site de lá, enfim, o importante é que achei e vou colocar as respostas das dúvidas mais frequentes que, nós adolescente, costumamos ter e temos vergonha de conversar com nosso médico ou com nossos pais, então o único jeito é apelando para a internet. Lá vai.

Olha só, não existe ao certo um padrão. Cada menina tem seu tempo, e tudo ocorre diferente pra cada uma. Então não fique achando que esse momento especial não vai acontecer com você, são raros os casos de meninas estéril (que não podem engravidar, daí não menstruam).
Estudos indicam que o corpo feminino pode começar a mudar entre 10 e 12 anos e costuma ficar mais firme entre 15 e 16 anos.

♥ Quando vai vir pra mim?
Pode vir dos 9 aos 16 anos, não tem como prever! Mas sempre surgem alguns sinais que dão uma pista: 2 anos antes, os seios começam a crescer, e meses antes da primeira menstruação, os primeiros pelos. Não precisa se desesperar: a primeira menstruação geralmente vem bem de leve, e é meio marrom.

♥ Fiquei menstruada. E agora?



E agora, calma. :) Sua rotina não vai mudar, você não vai ficar com o corpo diferente da noite pro dia e ninguém vai olhar e te achar diferente. É só ficar prevenida e saber que a partir de agora você pode ficar grávida, se fizer sexo. O resto é igual!

♥ Como funciona o ciclo menstrual?
Seu ciclo é o que acontece com seu corpo em uma média de 28 dias. É contado a partir do primeiro dia da menstruação e vai se repetir na sua vida até a menopausa, parando quando você ficar grávida.

♥ Meu ciclo é uma bagunça! É normal?
Eu mesma já tive essa dúvida e foi na internet que consegui a resposta.
O normal é sua menstruação vir a cada 28 dias, mas isso varia muito. Se você estiver estressada e ansiosa, é super normal adiantar ou atrasar. E até os 18 anos ela realmente vai ser uma bagunça só. Demora muito pros hormônios pegarem o ritmo.

♥ Eu tenho que ir ao ginecologista?
Quanto mais cedo, melhor. Ele é a melhor pessoa pra responder as suas dúvidas! Peça indicações. Se preferir, escolha uma médica, pra se sentir mais confortável. Na primeira consulta, se você for virgem, geralmente não vai rolar exame nenhum, só uma conversa.

♥Quais são os sintomas da TPM?
Alguns médicos diagnosticam TPM se você apresentar 5 desses sintomas, muitas vezes seguidas: dor de cabeça e nas mamas, cansaço, alteração de apetite, mau-humor, ansiedade, tristeza e dificuldade de concentração. Existem alguns quadros mais graves, mas TPM, de leve, quase todo mundo tem. :(

♥Tem como amenizar a TPM?
Dá pra dar um jeitinho: ajuda comer mais carne e evitar açúcar, café e chocolate (sacanagem, né?). Se você costuma fazer exercícios, tem chance de amenizar a TPM naturalmente. Se não, tenta não se estressar e só fazer as coisas que deixam você mais feliz!

♥Absorvente interno dá doença?
Não, se você usar direitinho, trocando de 3 em 3 horas. Quem fica muito tempo com ele pode começar a ter alergia e mesmo uma infecção feia chamada síndrome do choque tóxico. Mas são casos raros, basta se cuidar!

♥É normal ter alergia a absorventes?
É raro, mas se sua pele for muito sensível, você pode ter alergia a alguns materiais, como plástico ou o tecido. E isso acontece se você exagerar, passando muito tempo sem trocar o absorvente. Em geral, como o Intimus Teen, os absorventes são feitos de materiais que não causam alergia.

♥Quando é hora de trocar o absorvente?
O recomendado, por uma questão de saúde e higiene, é de 3 em 3 horas. Mas como tudo, isso varia de menina pra menina. Se seu fluxo é maior ou se você se sentir incomodada antes, quem escolhe é você.

♥O que pode e o que não pode?
Não encana com essas lendas urbanas do tempo da vó: andar descalça, lavar o cabelo, olhar no espelho, tudo pode. Se você já tem vida sexual ativa, pode ter relações também – como tudo, isso depende de você se sentir bem. E se proteja, porque mesmo aí existe o risco de gravidez. :P

Curiosidades::

~ O tamanho dos seios é genético. Repara na sua família. Eles só vão parar de crescer quando você tiver uns 18 anos.

~ O corpo feminino libera hormônios de tempos em tempos. Por isso o humor das meninas varia tanto!

~ Sua região íntima é muito delicada: por isso é bom usar sempre um sabonete neutro.

~ É normal ter um seio maior que o outro. Mas ninguém vai perceber. Só você. ;)

~ Garotas passam por mais mudanças que os garotos na adolescência: menina cresce muito mais rápido!

~ O nosso quadril aumenta nessa fase porque as mulheres precisam ter espaço pra carregar um bebê, algum dia.

~ Se aceite do jeito que você é! Com o tempo, você descobre que tipo de roupa e maquiagem combinam com você.

É isso ! Existem várias outras respostas nesse mini livro. Se quiserem saber mais é só comentar ai em baixo, ou se você tem vergonha me mandar um e-mail, que se tiver a resposta por aqui, terei o maior prazer em ajudá-la. lembrando que não quero levar créditos sobre esse post. Encontrei em algum lugar esse livro em pdf, baixei e estou repassando, já que tirou várias dúvidas minha. Se preferir, me mande um e-mail me pedindo o livro que mandarei.
Fico feliz em ajudar, pois já passei por situações como essa e não tinha ninguém para me responder, quer dizer, tinha vergonha de perguntar. Obrigada pela atenção, e qualquer cosia, estou aqui para lhe ajudar ! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para sabermos a sua opinião em relação ao blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...